Friday, July 17, 2015

Resenha: Sereia Negra, Vinicius Grossos

Título: Sereia Negra
Autor(a): Vinicius Grossos
Páginas: 200
Editora: Selo Jovem
Classificação: ★★★


“Um peixe fora d’ água” – foi exatamente assim como Inês se sentiu a vida toda. No seu aniversário de quinze anos, Inês têm todos os seus sentimentos de revolta aflorados de forma aplacável; seu pai a abandonou assim que ela nasceu, sua mãe morreu no parto, ela nunca teve amigos, nem nunca se sentiu atraente o suficiente para os meninos com quem tivera contato. É então que Inês decide que sua vida deve ter uma mudança radical. Mal saberia ela que essa mudança estava mais próxima do que ela imaginava...
Numa tempestade repentina e sobrenatural, Inês é tragada pelos mares – tragada pelo seu mundo. Inês é uma sereia. E mais do que isso, ela é uma lenda viva – um ser aguardado por todas as sereias e tritões de Atlanta, um dos vários reinos que existem abaixo do mar sem o conhecimento dos humanos, como a grande salvadora deles. Inês é a Sereia Negra, a única sereia de cor negra de toda a história!
Mesclado de fantasia e magia, lendas gregas e brasileiras, somado a um retrato da nossa realidade social, Sereia Negra promete te mostrar uma nova visão não só desses seres fantásticos, mas de questões da vida que vão além da fantasia.

Na literatura brasileira, as sereias eram quase inexistentes. Porém, Vinicius Grossos - um novo autor contemporâneo - Escreve não apenas sobre sereias, mas sobre sereias negras. 

 O livro conta a história de Inês, uma jovem órfã que mora com o avô e que não está satisfeita com a sua vida. Um antigo aquário que possui é sua maior lembrança do passado. Acreditando que ao se livrar dessa recordação tudo irá mudar. Inês joga o aquário no mar e sua vida tem uma reviravolta inesperada. 

(...) Preconceito, seja o tipo que for, é falta de amor próprio da pessoa que a ataca... É falta de amor, de pureza e de Deus. É falta de humanidade. E quanto a isso, você não tem que se preocupar... O mundo se encarregará de lhe ensinar a lição devida. Você só deve esquecer e fingir que não é com você, e entender, e perdoar, que pessoas assim, são assim porque nunca conheceram o amor verdadeiro."

"Sereia negra" está longe de ser um livro apenas de ficção/fantasia. "Sereia Negra" é principalmente sobre o preconceito existente no Brasil. E a importância de um autor brasileiro dialogar sobre isso e de certa forma "debater" é de extrema necessidade em um país com um número tão grande de casos graves sobre esse tema.

O aniversário de 15 anos para uma garota é um momento de total transição e para Inês não foi diferente. E o momento escolhido para Inês se tornar uma sereia não poderia ser mais perfeito. 

Posso garantir que é um dos poucos livros desse gênero que me fez ficar entusiasmado. Vinicius tem um grande futuro na literatura e espero - muito - que outros bons livros cheguem ao mundo. 



No comments:

Post a Comment

Layout feito por Victor Lacerda